A rádio

Rádio Transamérica Hits Mococa FM 93,3 – tem uma programação mais eclética, composta por grandes sucessos nacionais e internacionais, e ainda com grande enfoco informativo e jornalístico .

Rádio: 94% dos ouvintes sintonizam uma emissora para ouvir a programação musical

Símbolo de credibilidade, o vovô da comunicação é uma das principais ferramentas para democratizar a veiculação de conteúdo sonoro nas diferentes plataformas ,  atualmente somos privilegiados com esse meio de comunicação tão importante para a sociedade brasileira, principalmente quando o assunto é distribuição musical, já que 94% dos ouvintes ligam o rádio para ouvir a programação musical. Ah, e outro dado importantíssimo, o tempo total ligadinho em uma emissora é superior a 20% do seu tempo ativo diário. Compreendeu a importância do meio?

O rádio é um dos principais meios de comunicação

Essa paixão nacional, que começou com as histórias românticas ouvidas anos atrás, ultrapassa agora as fronteiras de uma cultura. Com a rotina corrida, muitas vezes não temos tempo de ficar em frente a um aparelho, mas ai entra a força do meio e, da nossa grande aliada, a tecnologia.

Independente de termos o rádio como companhia para estar por dentro das principais notícias (da nossa região, estado ou país), para escutar uma boa programação musical, informar-se sobre as previsões do tempo para o final de semana, estar a par dos gols de nosso time preferido, ou simplesmente buscar informações sobre o signo do dia, em uma coisa temos que concordar, essa é a principal ferramenta para democratizar a veiculação de conteúdo sonoro. Ele é o único meio de divulgação presente em todos os lugares como: residências, automóveis, portáteis, rádio relógio, celulares,  entre outros. É também o único que pode ser “consumido” enquanto se realiza uma outra atividade.

Através da pesquisa Book de Rádio (Kantar Ibope Media) , sobre o meio e comportamento do ouvinte, concluiu-se que o rádio permanece relevante para o ouvinte e consequentemente, para o anunciante. De acordo com essas buscas, a evolução tecnológica é considerada uma das principais ferramentas para democratizar a veiculação de conteúdo sonoro nas diferentes plataformas e formatos.

Para se lançar uma música também é indispensável. Que outra forma obter o sucesso nas paradas musicais se não tocar nas emissoras de sua cidade, Estado e país? A web é poderosa, pode até servir como um termômetro para lançar um novo hits, mas é no rádio que a música ganha o gosto da galera e torna um cantor, um verdadeiro pop star.

Segmentação qualitativa de públicos:

Como o Brasil é um país rico em culturas, cada região tem suas preferências e comportamentos diferenciados. O gosto de cada ouvinte vem conforme suas tradições e regiões. Em campinas, por exemplo, a pesquisa identificou que os ouvintes escutam música sertaneja e, 24%, ou seja, 9,39% da audiência escuta principalmente a programação Sucesso/As mais pedidas. Já no Distrito Federal, 21% escutam samba/pagode. Em Belo Horizonte, apesar de 41% dos entrevistados afirmarem escutar música sertaneja, o maior índice de audiência é na hora do MPB, superando os 13% de audiência. As músicas de rock em inglês foram citadas como suas preferidas por 27% dos ouvintes das emissoras de Curitiba e, 25% do público de Salvador.  E Fortaleza, qual ritmo você acha que faz a cabeça dos ouvintes? Isso mesmo axé e música baiana. Já no Recife, MPB está na disputa acirrada com o samba/pagode.

O que isso tem a ver com as rádios locais? Tudo, pois dessa forma as emissoras, assim como as redes sociais estão antenadas das necessidades, exigências e comportamento da população e tendem a criar uma programação que atinja o maior número de pessoas possíveis, além de atrair anunciantes relacionados com essas preferências e direcionando investimentos acertados.

O alcance do rádio diante da população:

O rádio tem um poder imensurável diante da sociedade brasileira, pesquisas comprovam que 89% da população tem esse meio de comunicação como um fiel companheiro diário. Parece inacreditável quando paramos para pensar que 52 milhões de usuários tem uma média de 4h36 de sintonia diária. Sem contar que para muitas regiões de difícil acesso esse é o único modo das notícias chegarem até as pessoas.

Saiba mais sobre a audiência comportamental dos ouvintes da força do meio Rádio:

O rádio quase teve sua vida encerrada por dois momentos, um com a chegada da televisão e alguns anos depois com a popularização da internet, mas esse velho senhor está ai para mostrar que resistiu a tudo e continua mais forte do que nunca, inovando e interagindo com novas tecnologias. Para Ricardo Medeiros, jornalista e Doutor em rádio pela Université Du Maine, na França, o rádio foi e continua sendo um grande veículo de massa, uma fonte de notícias, lazer e entretenimento. “Além da instantaneidade da informação, é um meio de comunicação acessível para pessoas analfabetas e um companheiro para deficientes visuais”, afirma.

Alto poder de disseminação

Mesmo diante de tantos altos e baixos esse fiel escudeiro, veio mostrar que está ai para ficar. E graças a toda essa evolução digital que toma conta, seu alcance expandiu-se, possibilitando que em qualquer lugar do mundo possamos acessar a rádio de nossa preferência e ouvir a  programação da mesma. Isso acontece também com a distribuição musical e fortalecimento de marca. Sabendo investir na emissora certa, os resultados são excelentes, por este motivo,  a sua importância tanto no lançamento de uma campanha publicitária, quanto no lançamento e projeção de uma nova composição.

 

Num contexto geral, no nosso país, o rádio segue disparado como meio de comunicação mais usado . Em pesquisa, da KPMG Internacional, aqui as pessoas gastam mais tempo escutando uma emissora de rádio de sua preferência do que parados em frente à televisão.

Líder de audiência no horário comercial:

Se comparado com a televisão, o rádio tem o triplo da audiência que no período da manhã e mais do dobro durante a tarde. Para alegria dos investidores que apostam nesse meio de comunicação para aumentar seus ganhos e dos ouvintes que procuram qualidade na hora da compra, o rádio é líder de audiência justo no horário comercial.

 Pouco importa se você é um pequeno ou grande empresário, isso não vem ao caso agora, o importante é não deixar de anunciar seus produtos nesse meio espetacular chamado rádio e ver  seus lucros aumentarem a cada dia.

Botão Voltar ao topo
× WhatsApp 93